O que são Low Poo e No Poo

No Poo e Low Poo são novas formas de cuidar dos cabelos com a intenção de deixá-los mais bonitos e saudáveis. Essas técnicas capilares pregam o não uso dos sulfatos pesados presentes nos shampoos, pois essas substâncias agem como detergente nos fios, ressecando-os e levando embora não só a sujeira, mas também componentes importantes à aparência e saúde dos cabelos, como o óleo produzido naturalmente pelo couro cabeludo, além de água e proteína que ficam entre as cutículas dos fios.

Então é só parar com o shampoo com sulfato?

A ideia de não usar sulfatos pesados é a base da técnica, pois são eles que ressecam os fios. Acontece que ao extirpar esses sulfatos presentes nos shampoos convencionais da sua rotina capilar você também terá que deixar de usar condicionadores, máscaras, finalizadores, entre outros produtos que possam conter petrolatos (vaselina, parafina e óleo mineral) e alguns tipos de silicones. Isso porque apenas os sulfatos pesados são capazes de retirar esses componentes e a não utilização do sulfato + a continuação do uso de derivados do petróleo e silicones vai fazer com que esses componentes se acumulem nos seus cabelos e os deixem pesados e sujos.

Mas relaxa! Todos esses componentes, que nós adeptas chamamos de proibidos, não são nem um pouquinho legais pro cabelo. Eles só geram um ciclo vicioso e mascaram a real saúde dos fios, pois criam uma película impermeável ao redor deles, o que impede a entrada de nutrientes realmente benéficos e que vão tratar de verdade os cabelos.

ciclo

O ciclo vicioso reside aqui: o sulfato retira “tudo que há de bom” das nossas madeixas e pra disfarçar vem os componentes proibidos que irão dar a sensação de um cabelo bonito e hidratado, mas que com o tempo podem deixar seus cabelos opacos e sem vida, afinal eles não estão tratando os fios da maneira correta. Daí você vai usando cada vez mais produtos e quando vê, nem mesmo aquele óleo caríssimo de tratamento faz mais efeito.

Pessoas com todos os tipos de cabelo podem fazer Low Poo ou No Poo?

escala3

As técnicas do Low e No Poo, como a conheçemos hoje, foram criadas inicialmente para os cabelos ondulados cacheados e crespos.

Hoje em dia, no entanto, elas são vistas mais como rotinas capilares para todos aqueles que se preocupam com a saúde dos cabelos. O mais importante é ir percebendo a resposta dos fios às técnicas e ir modificando a rotina conforme necessário.

Se você quer saber mais sobre o Low Poo e o No Poo fica ligada que nos próximos posts vou explicar cada um deles e como você pode começar a fazer o seu escolhido.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *